sábado, 10 de outubro de 2009

Criação Artística


ORDEM - FRAGILIDADE - CAOS

No trajeto para o ponto de ônibus, eu passava descontraída por debaixo de pés de algarobas, próximos à rodoviária de Irecê. Ouvi o canto dos pássaros. Contemplando o entardecer, o pôr do sol, imaginei a qualidade de vida que os pássaros poderiam ter. Me Alegraria muito mais com seus cantos voluntários, seus vôos despretensiosos e graciosos, se houvesse a liberdade plena, como Deus os criou.
Ah! Como é contagiante se sentir parte integrante da natureza e viver em harmonia com a flora que nos fornece o essencial, como o oxigênio, o abrandamento do calor nas horas mais quentes do dia, as frutas, raízes, o néctar das suas flores.
Subitamente, percebi o barulho de explosivos que vinha de um carro alegórico que ia em direção ao abrigo dos pássaros. Eu observava o desespero daquele bando de aves saindo desnorteado e a minha inquietação. Não só por meu coração bater a “cento e tanto por minuto”, mas pelo fato de não poder fazer nada naquele momento, a não ser, me indignar.
Comecei a pensar e compreender como a poluição sonora e a interferência humana podem influenciar o meio ambiente. Portanto me trasbordo de informações e conclusões e não consigo retê-las, deparando-me com situações que trazem desordens e conseqüências trágicas. Isso é uma realidade presente no dia a dia, fruto do poder dominante do ser humano, principalmente em relação aos “bichos”.
Trazendo a história descrita acima para a discussão em sala, surgiu a ideia de apresentar o cenário do caos, relacionando-o a vida dos pássaros na natureza. Infelizmente nos dias atuais, não só os pássaros, como também as pessoas, estão sendo atingidas pelos seus próprios atos. Acontecendo uma verdadeira desordem no âmbito em que estamos inseridos.

6 comentários:

Clébia Figueiredo disse...

Muito bom seu trabalho Joana.
Parabéns!

Blog da Alegria disse...

Muito bonito seu trabalho, através desta atividades vomos levar muitas artes para a sala de aula.

Rita Rezende disse...

Menina ... Tua criação deu um show a parte. Eu diria que sua obra foi estigante, todo mundo queria mexer, consertar, afinal se intrometer na sua criação.

Gleivia Rodrigues disse...

Fiquei muito impressionada com sua obra de arte. Linda !!!! Parabéns!!

dulce disse...

Seu texto é comovente. As palavras mexem com o sentimento que é comum a todas as pessoas de boa índole. Infeslimente pouco se pade fazer contra a urbanização em favor dos animais.
A ilustação ficou perfeita como complemento do texto. Parabéns

Rita Cácia Fernandes disse...

Uau! Que belezura menina... criativa. PARABÉNS!!!