domingo, 3 de janeiro de 2010

Reflexões do percurso feito pelo os estudos do livro Leite Derramado

Estabelecer relação entre o contexto histórico do Brasil com a narrativa do romance do livro leite derramado, não foi fácil. Embora sendo uma narrativa prazerosa, eu não conseguia ver na história. Durante as atividades trabalhadas no grupo de estudos, pude compreender a clareza dos fatos históricos que tanto a professora mencionava. Depois das discussões, no momento e durante os encontros, eu comecei a entender que Chico Buarque apresentava a Saga familiar e sua decadência dos últimos dois séculos nas entrelinhas, e que é necessário ter conhecimentos prévios dos acontecimentos históricos do Brasil. No inicio, foi um grande desafio, observava que também os colegas demonstravam não entender, mas, com as leituras dos materiais Leite Derramado, Memórias quase póstumas de Chico Buarque e A cronologia do Brasil Império, também os filmes Mauá, O Imperador e o Rei e O Brasil Império, e pesquisas, juntamente com as discussões entre e os colegas e a metodologia trabalhada pela professora, contribuíram bastante para eu ter uma melhor compreensão da história apresentada no livro. e sistematizar as idéias de pouco conhecimento que eu já tinha acerca dos acontecimentos históricos passados, com as explicações, tirei as dúvidas. A cada encontro que acontecia, eu compreendia melhor o que estavam nas entrelinhas. Chico Buarque conseguiu apresentar em sua obra de forma brilhante, uma narrativa de difícil compreensão, comparada com a de Machado de Assis. Pois, para entender é necessário compreender o contexto histórico em diferentes períodos e também ter conhecimentos acerca de acontecimentos em diferentes países. Os mesmos vieram me ajudar na visualização dos acontecidos passados, depois de todo esse percurso, observo que é necessário ter um olhar critico para melhor compreender as ressonâncias que os acontecimentos trazem para a atualidade. Este GEAC possibilitou-me utilizar diferentes estratégias de leitura para compreender os acontecimentos históricos trazidos pelo autor nas entrelinhas. Foi de grande valia para uma melhor compreensão de todo o percurso da Saga familiar desde os ancestrais até os dias atuais.

Nenhum comentário: