quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que é realmente a leitura?

Compreendo que a leitura vai muito além do que imaginamos, como a autora Maria Helena explicita em seu texto “Falando em leitura”. O ato de ler é empregado em varias dimensões, vejo isso como uma bússola para orientar alguém a esquematizar o sentido de entender o espaço e tempo. Assim, a leitura também situa o leitor a estabelecer relação com o meio em que vive. Facilitando o mesmo a enxergar melhor os obstáculos que estão presentes no cotidiano.

Como diz Paulo Freire, a “leitura de mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela”, essa idéia vem reforçar a minha, quando penso que a cada momento que passa, a leitura de mundo proporciona a ampliação das leituras que faço no tocante a organização das idéias e pensamentos e até o amadurecimento da personalidade enquanto ser humano.

Relaciono a idéia da leitura, assim, como a necessidade do uso dos alimentos necessários em uma alimentação adequada para uma pessoa viver saudável. Penso como seria o mundo onde as pessoas não pudessem ler as paisagens, pessoas, perspectivas de vida e as idéias. Posso até imaginar como seria esse mundo, mas prefiro ler o colorido do arco Iris o azul do céu e das águas, o verde das matas o colorido da diversidade, enfim, a leitura de mundo.

Como diz o poeta José Paulo Paes em seu poema “Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia que é sempre um novo dia. Assim deve ser a leitura, uma leitura sempre nova, ou melhor, com um novo olhar.

Nenhum comentário: