quarta-feira, 7 de julho de 2010


Tenho observado neste curso de Licenciatura em Pedagogia que, o Grupo de Estudo Literário, tem contribuído de forma significativa para o enriquecimento nos estudos e discussões sobre os livros já estudados durante os ciclos anteriores.
Desde o inicio do Ciclo quatro, o livro Anarquista, Graças a Deus, me chamou atenção por apresentar uma história memorialística, que poderia ajudar na escrita do meu memorial. Durante a leitura, logo pensei que poderia relatar com mais detalhes algumas partes das histórias que estão no meu memorial de maneira resumida. No processo da leitura dos capítulos, vi que a narrativa dos acontecimentos acontecia fluentemente e se entrelaçava com o contexto histórico da época.
Já a minissérie Anarquista, Graças a Deus, trouxe algumas cenas que não mostravam com detalhes o que a escritora narrava e descrevia em sua obra. Quanto às discussões dos capítulos estudados, os comentários trazidos pelas colegas, e também Jose e Fernanda, contribuíram para o envolvimento no grupo de estudos. Apesar de que para mim o estudo não foi cem por cento, devido à mudança de horário em alguns dias nos encontros do GELIT, os horários não eram fixos, havendo constantes mudanças. Por ter no mesmo dia o encontro de orientação com as colegas que participariam dos dois em um só dia, o que resultou numa desordem dos horários. Às vezes eu ficava confusa nos horários.
Os estudos que aconteceram ao longo do GELIT, contribuíram para a ampliação de meus conhecimentos sobre os imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no inicio do século XIX, em decorrência das transformações sociais e econômicas sofridas pela Itália na época.
Zélia conta a saga dos primeiros imigrantes chegados ao Brasil, com uma leveza que nos prende a atenção do início ao final do livro. Neste, apresenta os primeiros movimentos políticos proletários, a massa de trabalhadores da emergente industrialização de São Paulo. Ao ler o livro, notei que sua escrita é de fácil compreensão e agradável de ler.



Nenhum comentário: