sexta-feira, 19 de setembro de 2008

comunidade virtual

Refletindo sobre o tema comunidades virtuais. Entendo que seja organizada por grupos de pessoas que, partilham idéias, interesses comuns. Acontecendo assim, um movimento sicial, estimulando uma evolução de idéias em uma teia global, à prendizagem na web comunicação em rede , possibilita a formação de uma comunidade com a participação coletiva. compreendo que, os blogs apresentam uma dinâmica de comunicação diferente como no chat, na lista de discursão, assim os blogs não é um espaço que trocamos conversas, mas colocamos pontos de vistas que complementam idéias, por isso repercute muito mais rapidamente e é maior do que as listas de discursões, os blogs sendo espaços independente, utilizam registros que integram diversas ferramentas de comunicação, estando em diferentes espaços e diversos lugares, é que acontece a agregação de pessoas em comunidades, assim a interatividade vai se estabelecendo dentro dos blogues.

12 comentários:

lene disse...

Concordo,realmente as comunidades virtuais são reflexões de mentes pensantes socializando e buscando novos saberes.
Essa evolução tecnolica, nos remetem a inteirar com o mundo de forma prática e dinâmica.
Conhecemos o outro atravez da tela,criamos espectativas e fantasiamos virtualmente.
É, temos que acompanhar a evoluçaão do mundo!

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

Das diversas formas de escrita que existe na Internet, o blog merece especial atenção por ser, hoje em dia, bastante utilizado por milhares de jovens e adultos do mundo inteiro. Os meios eletrônicos fazem uso intenso da escrita, mas uma escrita com características específicas. A escrita dos blogs por adolescentes apresenta algumas variantes pertinentes.

Rita Cácia Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Cácia Fernandes disse...

Lendo sua reflexão e o comentário de Derisval, ponho-me a imaginar, como seria enriquecedor se os nossos jovens, alunos, utilizassem o blog, espaço privilegiado de comunicação, com a mesma intensidade com que usam o orkut. Eles dominam muito bem essas parafernalias tecnológicas, às veses, falta-les a sabedoria em utizá-las para ampliação intelectual.
Vamos levantar essa bandeira!

brisa disse...

É, Joana em suas reflexões sobre comunidade virtual, em especial sobre os blogs, estou começando a compreender um pouco mais a respeito.Estamos envolvidas em um mesmo contexto, o da formação e aprendizagem, e por meio dessa nova maneira de interagirmos as contribuições, acredito eu, farão parte do nosso processo.

Gleivia Rodrigues disse...

Joana,

Acrescentando a reflexão de Rita Cácia seria muito interessante a idéia dos nossos jovens ter com maior frequência a utilização de blogs:publicando suas idéais,trabalhos e o mais importante fazendo reflexões sobre assuntos atuais e assim iriam ampliando o vocabulário.

Dani disse...

Oi Joana!
O blog é um universo alimentado de práticas, acionadas em
qualquer parte do planeta terra, desde que enteresse a seus participantes.

Clébia Figueiredo disse...

Podemos perceber que a grande maioria dos jovens atuais dominan esses espaços virtuais (blogs, orkut, etc) ou apenas tem conhecimento deles e assim como comentou Rita Cácia, às veses, falta-les a sabedoria em utizá-las para ampliação intelectual. Mas, e nós enquanto educadores o que temos feito diante dessa realidade?

Sule disse...

Oi Joana!
Esta num caminho muito bom! Conseguiu articular um ponto comum para discussão das comunidades que são os blogs. No entanto, percebo que falata dialogar mais com o que foi sugerido para elitura. Veja que você traz a discussão sobre blog, traga o que leu de Halmann para dialogoar contigo. E dois outros textos, o que pdoe aprofundar mais e artyicular com tua reflexão?
Alpem, disso, temos aqui posionamento e contribuição de sues colegas, que lhe favorece pontos para discutir na tua reflexão1 Lembre-se que estas vivenciando o contexto de uma comunidade virtual, portanto as trocas, as contribuições as construções de aprendizagem e conhecimento se estebelecem nesses momentos.
Vamos la! Quero vê-la ousando mais...escrevendo mais... sem poupar e economizar palavras1 Aqui é o luigar fundamental para efeteivamente deixar fluir as idéias!
bjinhois
Sule

GIL disse...

Joana,
Também vejo que as comunidades virtuais são organizadas por grupos, Wilson e Ryder (1998) também refere que as comunidades de aprendizagem fazem interações entre grupos, pois de acordo com Wilson et al. (1998)"esse processo de desenvolvimento é orientado para situações reais e autênticas de aprendizagem, e compreende os seguintes aspectos:a auto-organização em comunidades funcionais de orientação e contole da actividade da comunidade pelos membros; e a emergência, através das interações entre o grupo, dos papéis e funções específicas dos membros, os quais não são pre-estabelecidos"

Anônimo disse...

Acredito que nossa comunidade será de grande valia,pois temos o mesmo objetivo,o de trocar experiências
e ampliar nossos conhecimentos.

Sule disse...

Querida Joana! Voltei para rever as produções de vocês nos blogs como prometemos, e então, me deparo com tua reflexão sobre comunidades virtuais. Tinha pontuado no outro comentário que você estava no bom caminho em articular as comunidades virtuais com a dinâmica do blog! No entanto, continuo sentindo falta dos autores, de evidenciar na tua escrita teus estudos e leituras...
Joana, compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..,
Por isso nossa preocupação em ler, em apontar o processo de vocês, mas precisamos de um retorno!!!
Precisa cuidar também na ortografia, ao escrever, voltar e ler novamente, para identificar os erros de ortografia!!!
Vamos lá.. Estamos no primeiro ciclo e ainda temos muita água para rolar...
Bjinhos
Sule